5 Dicas para iniciantes na corrida de rua:
Fala corredor, se esse artigo chegou até você então está no lugar certo! Fico feliz demais em ver que está começando na corrida ou já tem alguma experiência. Com certeza o primeiro passo é o mais importante, depois vai ficando mais fácil (eu queria que isso fosse verdade 🤣). Mas nós corredores iniciantes gostamos do desafio né. 😉
Então eu vou lhe apresentar 12 dicas importantíssimas que me ajudaram a começar na corrida e eu acredito que irão te auxiliar nesse começo também… e não fique tão ansioso(a) em fazer tal coisa certa ou tal coisa errada, estou aqui para te ajudar, você vem comigo?
Então já pega essa frase motivadora e vem comigo nesse artigo simples mas com conteúdo de alto valor!
Só sai do lugar aquele que tem coragem de dar o primeiro passo.
Desconhecido
Dica Nº 1: Não tenha medo de começar!
Eu sei que pode parecer estranho ou diferente simplesmente sair pra correr na rua quando é a sua primeira vez tentando… sim! Eu sei bem como é 🤣. Mas eu estou aqui para te ajudar então vou contar como EU fiz…. bom, primeiro de tudo você precisa criar coragem na sua cabeça (ou fingir mesmo) mas por que coragem? Você já deve ter pensado em começar antes mas não começou por medo do que fulano vai dizer ou o que ciclano vai pensar, e isso te deixou travado(a) a quanto tempo já? Já parou pra pensar nisso? A quanto tempo você poderia ter começado se não fosse esse pensamento?
Então por esse motivo que a dica número 1 é: Não tenha medo de começar! Não se importe com o que as outras pessoas estão pensando de você e tenha coragem de assumir essa responsabilidade, se alguém perguntar o porque de você estar começando a correr apenas responda: Estou correndo por causa da minha saúde. Sem mais.
Em 20 anos você estará mais arrependido pelas coisas que não começou do que pelas coisas que começou…
E sobre o que as pessoas na rua vão pensar ao te ver correndo na rua? Ninguém vai falar nada e ninguém tem motivos pra pensar o que for… e uma informação legal que eu aprendi correndo na rua é que todos que correm e ver você correndo vão ficar felizes por você. Eu por exemplo fico muito feliz quando vejo alguém começando a correr, porque eu também comecei e tenho certeza que mudou a minha vida. Então esse foi o primeiro motivo, bora pro segundo?
Dica Nº 2: Convide alguém para correr junto com você.
Correr sozinho(a)? Por que? Se você pode convidar alguém para ir junto, um amigo, um familiar ou até seu parceiro, chama mesmo, tem pessoas que só estão esperando seu convite pra começar a correr também, então porque não fazer essa ponte? E você se beneficia também. Marque dias de treino com essa pessoa semanalmente, faça alguns treinos sozinho e alguns treinos em conjunto, tirem fotos e conversem bastante… criem memórias correndo, tenho certeza que vocês irão gostar!
Se você quer ir rápido vá sozinho,
se você quer ir longe vá acompanhado.
Quando vê vocês criam uma comunidade de corredores na sua cidade, apenas por começar a correr já inspiram muita gente, então não tenham medo de postar suas corridas, lembrem-se da 1ª dica! Não tenha medo de começar!
Dica Nº 3: Cuidado com sua alimentação e hidratação.
É importante você ao começar a correr tenha ou regule uma alimentação mais saudável e se hidrate mais durante o dia, na corrida você perderá muita água e eu não quero que você passe mal, então beba água :)
Leia também: 6 melhores alimentos para comer antes da sua corrida (em breve)
É claro que eu não sou nenhum nutricionista mas eu posso recomendar alguns alimentos pra você comer, é claro que não pode faltar aquela banana né. 🤣 Evite alimentos super processados no seu dia para ter um desempenho melhor na corrida, coma mais verduras, frutas, legumes, ou seja: regule sua alimentação, pode até parecer difícil mas com o tempo vai ficando mais fácil.
Também é recomendado você se hidratar bastante durante sua corrida, não esqueça de levar a sua garrafa d’água, eu vou fazer a recomendação de uma garrafa dobrável que você pode levar consigo e é bem mais fácil de transportar.
Dica Nº 4: Tenha um planejamento prático.
É importante também você ter um planejamento prático sobre suas corridas, não adianta se planejar pra um mês inteiro e não correr hoje, você precisa planejar no máximo a semana e não é nem recomendado correr todos os dias, então o que eu recomendo? De 1 a 2 dias de descanso, ou seja: planeje correr de 2 a 4 dias por semana, evite correr mais que isso no começo.
Exemplo:
- Segunda: Correr
- Terça: Descanso
- Quarta: Descanso
- Quinta: Correr
- Sexta: Descanso
- Sábado: Correr
- Domingo: Descanso
Você viu que eu planejei correr apenas 3 dias e descansar 4? Você pode adaptar à sua rotina da forma que quiser, pode diminuir ou aumentar, mas lembre-se não ultrapasse 4 dias por semana no começo, seu corpo precisa do descanso.
Quem não planeja nada, está planejando falhar.
Veja também: Planilha: Painel da Corrida Otimizada por apenas R$9,90 (em breve)
Dica Nº 5: Acredite em si mesmo.
Vou te contar o que eu aprendi com a corrida nesses últimos anos: aprendi sobre meus limites de até onde eu posso continuar e até onde eu sei que eu posso, muitas vezes eu parei de correr sabendo que eu poderia ir mais longe e também outras vezes eu continuei sabendo que deveria parar. Essa dica tem duas vertentes, a primeira é pra você tomar cuidado com seus limites pra evitar lesões e a outra é acredite mais em si mesmo, você sempre poderá mais.
Saiba que as vezes o recomendado é parar mesmo, no começo você vai querer parar muitas e muitas vezes, eu sei como é, mas o que deve te fazer continuar é que no futuro seu corpo irá agradecer por cada esforço que você está fazendo AGORA então lembre-se do que eu falei na 1ª dica: Não tenha medo de começar, tenha medo de não começar.
Se você não acreditar em si mesmo, quem acreditará?
Esse foi o artigo da semana, espero que tenham gostado dessas dicas que eu escrevi e se você realmente gostou e pelo menos 1% do conteúdo agregou em algo na sua vida, deixe um comentário aqui abaixo e compartilhe com alguém que também precisa de dicas na corrida.
Vejo vocês semana que vem no próximo artigo. 😉
Atenciosamente, Igor Almeida